O som da guitarra é um elemento fundamentalpara que você possa, literalmente, falar por intermédio desse instrumento. A força com que você consegue se expressar esta em grande parte apoiada na qualidade do timbre da guitarra. Conseguir o som ideal para transmitir o que você sente ´pe uma equação com muitas variáveis.
Nesta matéria, tentarei, na medida do possível, discutir algumas das principais variaveis desse infinito universo, e abrir novos horizontes para que você melhore seu conhecimento a respeito de como trabalhar com equipamentos relacionados a guitarra.
Primeiro é fundamental tomar consciência da importância do timbre do instrumento. É a qualidade sonora desse som que vai identificar sua voz junto aos ouvidos da audiência. E uma voz defeituosa, sem qualidade, rouca, hesitante, não pode ser identificadacom precisão e não agrada aos ouvidos. Dessa forma, todos os cuidados com 'a sua voz', ou seja, o seu tibre, não é exagero, e sim uma necessidade - para os profissionais, uma obrigação! Você tambem tem que entender que existem muitos tipos de timbres e cada um se adapta a uma forma de tocar e a um estilodiferente. Isso é muito, mais muito importante de entender, pois por mais óbvio que possa aparecer tal afirmação, é comum um jovem guitarrista perguntar sobre qual é o melhor equipamento...Tal pergunta só pode ser bem respondida se outra anterior tiver uma resposta: " qual é o tipo de música que você faz? ". Para tocar blues , você não deve utilizar timbres com niveis de saturação muito altos, chegando até o efeito de distorção, pos há uma nescessidade de maior dinâmica, assim como para tocar metal você não pode tocar com timbres totalmente limpos.
É bom ter em mente que cada um tem uma necessidade diferente, e que o equipamento vai funcionar sempre de forma individual. O que vamos trabalhar nessa matéria são algumas regras e conceitos gerais daquilo que podemos chamar de "bom senso timbrístico". Essas dicasa devem servir de forma geral, independente do gênero/estilo que você tocar. Procuramos assim auxiliar o maior número de guitarras possível.
Vamos começar por entender os três principais elementos da nossa equação: guitarra, efeitos e amplificadores. A guitarra deve atender à sua forma de tocar. O que acontece é que muitos ainda não decidiram de que forma querem tocar, o que me leva à conclusão que o desenvolvimento do tibre e equipamento utilizado para gera-lo estão diretamente relacionado ao desenvolvimeto do musico como artista. Assim, chegamos a duas regras de " bom senso timbrístico ":